
Melhoria de desempenho, estabilidade e conserto de bugs. Conheça todas as novidades do IOS 12
Quais são os dispositivos compatíveis com o iOS 12?
Todos os dispositivos que foram compatíveis com o iOS 11 poderão instalar normalmente o novo iOS 12. Veja a lista completa (arraste para o lado caso esteja visualizando no iPhone):
|
|
|
Quando a versão pública será lançada?
Espera-se que seja lançada na semana do dia 17 de setembro.
Principais novidades do iOS 12:
→ Melhoria no desempenho
Grande parte dos usuários que testou o iOS 12 antes do lançamento afirma que a performance melhorou notavelmente em relação ao iOS 11, e isso foi justamente uma das coisas prometidas pela Apple nesta versão. E esta melhora se nota ainda mais quanto mais idade tiver o aparelho. Modelos mais antigos do iPhone (como o iPhone 5s, 6 e 6s) se beneficiam bastante do novo sistema.
Segundo a Apple, o iPhone 6 pode ficar até 70% mais rápido ao acessar a câmera, até 50% mais rápido para exibir o teclado e até 2x mais rápido para abrir apps sob atividade intensa. É sempre bom lembrar que o dispositivo precisa estar com a bateria em bom estado, visto que o 6 e o 6s sofrem de diminuição proposital de performance quando a bateria está desgastada (confira a matéria do Blog do iPhone sobre o programa da Apple para substituição da bateria com desconto).
→ Tempo de Uso
Esta função é uma grande evolução do controle parental do iOS. Com ela, é possível visualizar relatórios de uso do iPhone e iPad, para você entender onde gasta o seu tempo no aparelho. Além disso é capaz de aplicar limites diários de acordo com a categoria do aplicativo. Por exemplo, é possível limitar o número de horas que se pode usar redes sociais ou jogos no iPhone, ou então determinar horários de estudo ou de repouso, em que as funções não essenciais do celular não podem ser usadas.
→ Notificações
Uma das grandes reclamações sempre foi o número enorme de notificações que se acumulam na tela bloqueada do iPhone e iPad quando você deixa de visualizá-las por algum tempo. No iOS 12, a Apple facilitou algumas coisas neste sentido. Agora as notificações do mesmo aplicativo ficam agrupadas, para melhor visualização.
Além disso, ajustar as configurações de cada uma ficou bem mais fácil, podendo ativar, desativar ou silenciar diretamente na própria notificação, sem a necessidade de ter que abrir os Ajustes para isso.
→ Memoji
Depois de apresentar os Animoji ao mundo (emojis tridimensionais que são animados com o movimento do rosto do usuário), a Apple evoluiu o conceito, permitindo que você crie seus próprios animojis escolhendo cabelo, cor dos olhos, da pele, formato do rosto, além de acessórios. Você pode fazer um que represente você (por isso o nome, Memoji) ou, se preferir, criar um avatar do seu jeito. (*Recurso disponível apenas em aparelhos que possuam a câmera TrueDepth, como o iPhone X).
→ Realidade Aumentada compartilhada
Sempre investindo pesado na Realidade Aumentada (A.R., em inglês), a Apple traz novidades neste sentido no novo sistema. Agora, é possível que aplicativos que usem esta tecnologia interajam com outros usuários próximos, ampliando a experiência do usuário. Isto significa que jogos poderão compartilhar a visualização virtual para que vários dispositivos vejam a mesma coisa.
Além disso, graças ao novo formato de arquivo .USDZ, é possível ter uma experiência de AR em sites ou até mesmo em mensagens e e-mails, sem a necessidade de instalar aplicativos especiais. Tudo é integrado ao sistema.
Novos aplicativos:
→ Medida
O iOS 12 traz um novo aplicativo, que usa a Realidade Aumentada para medir objetos da vida real, usando a câmera fotográfica do iPhone.
→ Atalhos
O aplicativo Atalhos é uma nova roupagem do bom e velho Workflow, adquirido no ano passado pela Apple. Ele serve para criar tarefas automatizadas no sistema, o que é uma mão na roda quando você precisa fazer algo diversas vezes. No iOS 12 ele é completamente integrado à Siri, dando ainda mais poder à assistente virtual.
O aplicativo Atalhos não vem nativamente no sistema. Para instalá-lo, você deve fazê-lo na App Store.
Apps reformulados:
→ Livros
O iBooks, que já foi nome de notebook e virou aplicativo de e-books, agora volta para a gaveta e não será mais usado pela Apple. A maçã agora o chama simplesmente de Livros, que é um nome bem mais intuitivo para novatos que passam a conhecer o iPhone e o iPad. Ele recebeu uma reformulação visual que tenta organizar os livros digitais que você guarda no iCloud.
A iBook Store também mudou de nome. A loja de livros agora chama-se Apple Books.
→ Gravador e Bolsa
Os aplicativos Gravador de Voz e Bolsa ganharam uma roupagem nova, mais ao estilo do sistema. E, depois de 8 longos anos, finalmente ambos ganharam versão nativa para o iPad.
→ FaceTime
O FaceTime também foi alvo de atenção da equipe de engenheiros da maçã. Além de novos sons de chamada, ele agora permite a aplicação de filtros de cor nas imagens em vídeo, além do uso de stickers (figuras “adesivas”). É possível inclusive substituir seu rosto por um Animoji (ou Memoji), como se fosse uma máscara (*apenas em aparelhos que possuam a câmera TrueDepth, como o iPhone X).
Uma outra grande novidade seria as chamadas em grupo, algo que há anos os usuários pedem. Porém, a Apple adiou o lançamento desta funcionalidade, por não considerá-la ainda estável para o uso do grande público.
Outras mudanças
Abaixo você vê um resumo de diversas novidades do novo sistema.
→ Novos Animoji
O iOS 12 traz quatro novos Animoji: tiranossauro, fantasma, coala e tigre. (*apenas em aparelhos que possuam a câmera TrueDepth, como o iPhone X).
→ Detecção de língua e piscadinhas
Os Animoji originais que vieram no iPhone X (em 2017) não permitiam interagir com a língua, nem detectavam piscadas dos olhos. Isso muda no iOS 12.
→ Vídeos de 30 segundos com Animoji
Você pode fazer vídeos de até 30 segundos com os Animoji (antes o limite era de 10 segundos).
→ Novos filtros de vídeo no FaceTime
Ao realizar uma ligação de vídeo pelo FaceTime, você tem a disposição diversos filtros em tempo real para a imagem. Além de poder usar máscaras com Animoji e colocar stickers e texto no vídeo, é possível escolher filtros do tipo Quadrinhos, Tinta, Aquarela e outros.
→ Stickers e filtros na câmera do iMessage
Os mesmos filtros e efeitos disponíveis na câmera do FaceTime também estão na câmera de foto do iMessage (com a diferença que serve para imagens estáticas e não para vídeo). Você pode colocar stickers, máscaras e textos.
→ Novos Stickers de atividade para usuários do Apple Watch
Quem usa Apple Watch verá no iMessage (e no FaceTime também) stickers animados especiais de atividade, para serem enviados por mensagem.
→ [Fotos] Nova aba ‘Para Você’
O aplicativo Fotos recebeu uma nova aba chamada ‘Para Você’ , que destaca imagens que a inteligência artificial identifica como fotos bem tiradas. Além disso, também apresenta sugestões de aplicação de efeitos para melhorá-las ainda mais.
→ [Fotos] Busca inteligente
Procure uma foto de acordo com o lugar onde ela foi tirada. Pode ser uma categoria geral, como “restaurante japonês”, ou um local específico. Procure fotos pelo nome do evento, como ‘Carnaval‘. Agora você pode combinar palavras-chave, como surfe e férias, para refinar os resultados de uma busca.
→ [Fotos] Importação mais fácil
A importação de fotos (usando um adaptador externo) para o iPhone ou iPad ficou mais detalhado. Agora você pode escolher previamente para qual álbum as fotos serão importadas (o que é ótimo para já organizar imagens de viagens, por exemplo), além de poder pré-visualizar em tamanho maior cada foto antes da importação.
Comentários