Confira 12 dicas para aproveitar a Black Friday sem cair em golpes
Apesar da queda de 21% na quantidade de queixas registradas pelo Procon durante a Black Friday de 2017 em relação ao ano anterior, o percentual de irregularidades constatadas pelos fiscais nas lojas físicas subiu de 15,5% para 78,26% no mesmo período. No total, foram 2.091 reclamações no ano passado contra 2.654 em 2016.
Este ano, para ajudar os consumidores nas compras da Black Friday, o órgão de defesa de consumidor montou um esquema especial que inclui um plantão para tirar dúvidas e fornecer orientações desde as 19h desta quinta-feira, dia 22, até as 23h59 do dia 23 de novembro, além de equipes de fiscais que estarão nas ruas da Capital, Grande São Paulo e oito núcleos regionais fiscalizando as lojas físicas.
Dicas para a compra na Black Friday
A Vindi, plataforma de pagamento online, com a iCenter preparou 12 dicas para os consumidores para as compras online durante o maior período de compras na internet:
Os primeiros passos que os consumidores devem tomar são:
1 – Realize buscas sobre o site onde deseja realizar a compra, em diversas ferramentas, verificando inclusive se existe um endereço físico e localidade.
2 – Se tiver um telefone ou chat, entre em contato apenas para fazer algumas perguntas como teste e identificar se as respostas são realistas.
3 – Evite sites que redirecionem para páginas de pagamento. Quando for comprar em um site que nunca comprou antes, o consumidor deve se atentar aos seguintes detalhes:
4- Verifique a segurança do site, identificando se está com cadeado de SSL verde e autenticado para inserir os dados do cartão.
5 – Verifique se qualquer selo que o site possua no rodapé seja clicável e direciona para o site de origem.
6 – Identifique se aquele site realmente possui a URL/domínio de nome próprio.
O que vale fazer alguns dias antes da Black Friday para evitar cair em fraudes ou no famoso “metade do dobro”:
7 – Se o consumidor já tem a intenção de comprar algum produto e está apenas aguardando a Black Friday por conta dos descontos, o ideal é iniciar o monitoramento desse produto algumas semanas antes nos principais sites que possa ser efetuada a compra, além de tirar print das telas com valores. Dessa forma, caso exista uma “fraude”, logo o consumidor saberá e não cairá no golpe.
8 – Evite sites com preços muito abaixo do mercado e que só recebam o pagamento por meio de boleto no pagamento. A chance de não ser idôneo é muito grande.
O que o consumidor pode fazer no próprio computador para evitar vírus nessa época:
9 – O ideal é atualizar o antivírus e evitar abrir sites novos e pouco conhecidos.
10 – Não clicar em e-mails e/ou links de promoções com assuntos chamativos.
11 – Caso adquira algum produto em boleto, o ideal é recebê-lo em PDF e não em links clicáveis, pois se houver um vírus na máquina, o boleto pode ser alterado por um robô e se tornar uma fraude.
12- A iCenter está com descontos em acessórios e serviços especiais para a Black Friday. Visite a loja e aproveite as ofertas.
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