Como descobrir o estado da bateria do seu iPhone

2 de July de 2018 às 17:00

Natureza das baterias

As baterias modernas, de íons de lítio, são projetadas para manter até 80% de sua capacidade original durante os primeiros 500 ciclos de carga. Depois disso, é normal ela começar a se desgastar e passar a reter cada vez menos energia. Ou seja, a marcação de 100% em um iPhone novo tem uma carga de energia bem diferente de outro que já possui 4 anos de uso.

Todas as baterias recarregáveis têm duração limitada e por isso precisam ser revisadas ou recicladas. A duração da bateria varia de acordo com o uso e a configuração do seu dispositivo.

Por exemplo, um iPhone 6 novo vinha com a bateria com capacidade de 1.751mAh. Depois de três anos de uso, a capacidade máxima dele pode cair para 1.400mAh, cerca de 80% do que era antes. Isso significa que quando você for carregá-lo em 100%, esta carga irá durar menos tempo do que quando ela durava na época em que era novo.

O que influencia no tempo de vida útil é o número de ciclos que ela tem. O ciclo é contado cada vez que a bateria recebe o equivalente a uma carga completa, mesmo que ela não seja contínua. Com isso, se você carregar seu iPhone em 60%, tirar da tomada, usá-lo e depois recarregar de novo, quando ele receber outros 40% aí então ele fecha o ciclo de 100%. Até 500 ciclos a bateria se mantém saudável.

Resumindo, toda bateria recarregável (até mesmo aquelas pilhas pequenas que colocamos no mouse) tem uma vida útil limitada, que com o tempo vai diminuindo cada vez mais. Por isso, se você tem um iPhone mais antigo que a carga já está dando dor de cabeça, talvez trocar a bateria dê um novo gás para ele, evitando que você tenha que trocar de aparelho.

Como ver o estado da bateria

Há maneiras simples de saber como anda o estado de nossa bateria física, para entender se já é hora de trocar ou não.

Nós preferimos ferramentas que meçam as condições do hardware via cabo e não apenas via software. Na App Store há alguns aplicativos que dizem saber o estado da bateria física, mas a Apple sempre colocou muitas limitações em apps para acessar dados do sistema. Como há vários desenvolvedores que nem sempre agem de boa fé, sempre desconfiamos de aplicativos iOS que dizem conseguir analisar o sistema. Porém, esta é uma opinião particular nossa.

Preferimos usar um computador, com o cabo conectado no iPhone. Com a ferramenta certa é possível analisar diversos parâmetros da bateria física, até mesmo a data em que seu iPhone saiu da fábrica.

Há alguns aplicativos de computador capazes de fazer isso. Um deles é super simples, funciona no macOS e se chama coconutBattery. Basta conectar o iPhone no cabo e ele já mostra diversas informações.

Repare na imagem que ele mostra que nosso iPhone 7 tinha originalmente a capacidade máxima de 1.960mAh, porém agora suporta somente até 1.784mAh, equivalente a 91%. Ele recebeu 355 ciclos de carga até hoje, mostrando que ainda falta um pouco para chegar aos 500.

Mas há um outro programa ainda mais completo, que funciona tanto no Mac quanto no Windows: o iMazing.

É o mais completo que encontramos, pois ele é mais claro nas informações lhe dizendo se a bateria está excelente, boa, média ou ruim. Mostra os números de ciclos, capacidade máxima atual e a de fábrica, além de outras curiosidades.

Ele é pago, mas a versão gratuita permite analisar a bateria tranquilamente. Pode ser baixado para Windows ou para Mac.

Enquanto a indicação estiver verde, você pode ficar tranquilo que ela ainda lhe atenderá bem. Porém, se marcar amarelo ou vermelho, é um bom momento para você observar como ela está se comportando e analisar se uma troca vale ou não a pena. Para iPhones 6, 6s e 7 com iOS 11.2, este momento de degradação também pode significar uma baixa de performance geral do sistema, conforme vimos aqui. Por isso, saber sempre como anda o estado físico de sua bateria é muito importante.

O próprio sistema (a partir do iOS 10.2.1) indica quando a bateria está em um ponto que precisa ser trocada. O aviso aparece dentro dos Ajustes.


Agora você sabe como averiguar o estado da sua bateria. Instale o programa e monitore de tempos em tempos, para saber como ela está. Compartilhe este artigo com parentes e amigos, para que todos possam ser beneficiados com a dica.

Comentários