Como ativar o eSIM do iPhone para usar planos de celular em viagens internacionais

7 de March de 2019 às 18:10

Ativando pela operadora

Para ativar uma linha extra no seu eSIM, é preciso incluir no sistema um código fornecido pela operadora. É ele que permite a ativação da linha virtual. Portanto, você terá que procurar uma operadora compatível onde você for.

A própria Apple tem uma página com a lista das operadoras que oferecem planos para o eSIM, em diversos países.

Nos Estados Unidos, a T-Mobile facilitou bastante a assinatura de planos pré-pagos pelo eSIM, o que é ótimo para viajantes. Basta baixar o aplicativo correspondente e ativar o eSIM diretamente por ele.

→ T-Mobile (EUA)

A T-Mobile tem os seguintes planos pré-pagos para estrangeiros (preços em dólar):

  • $30 – Tourist Plan: 2 GB de internet, 1.000 minutos de voz e SMS ilimitado (por 21 dias)
  • $40 – Simply Prepaid: 10 GB de internet, ligações de voz e SMS ilimitados (por 30 dias)
  • $70 – T-Mobile One: internet ilimitada, ligações de voz e SMS ilimitados (por 30 dias)

Você nem precisa ir em uma loja para ativar a linha. Basta baixar o aplicativo e ativar seu plano direto no iPhone, usando seu cartão de crédito brasileiro. Mais prático, impossível.

Ativando por um serviço paralelo

Para quem não quiser ficar caçando operadoras, existem dois serviços sugeridos pela Apple que oferecem internet pelo eSIM: são a GigSky e a Truphone. Esta última não possui aplicativo disponível na App Store brasileira, então focaremos este tutorial na GigSky.

Este tipo de serviço, diferente das operadoras, oferece apenas plano de dados. Não há um número telefônico para receber ligações ou SMS. Porém, em um mundo de aplicativos de mensagens (como o WhatsApp), esta solução pode resolver muito bem as necessidades de quem viaja.

→ GigSky (mundo)

A GigSky tem diferentes planos pré-pagos para estrangeiros, dependendo da região em que se quer usar. Abaixo você vê os valores para América do Norte, do Sul e Europa (preços em dólar):

  • $10 – 1 dia: 300 MB de internet 4G
  • $15 – 15 dias: 500 MB de internet 4G
  • $20 – 15 dias: 1 GB de internet 4G
  • $30 – 15 dias: 2 GB de internet 4G
  • $50 – 30 dias: 5 GB de internet 4G

Sim, são mais caros que os planos de operadoras, mas para quem pretende ficar menos de 15 dias e quer somente ter acesso constante na rua (usando o Wi-Fi quando puder), pode valer mais a pena este tipo de plano. Por exemplo, 1GB de internet por alguns dias pode ser mais que o suficiente para acessar mensagens, mapas, e-mails e aplicativos na rua.

 

Para contratar um plano na GigSky você não precisa de QR Code, tudo é feito pelo app. Eis o passo a passo:


Passo 1: Baixe o aplicativo na App Store e instale no seu iPhone com eSIM (no momento, apenas os modelos XS e XR).


Passo 2: Autorize a sua localização. O app irá tentar identificar o eSIM do seu aparelho, que precisa estar desbloqueado de operadora (aparelhos comprados no Brasil vêm sempre desbloqueados).


Passo 3: Você verá a tela com os planos e seus valores. Bem abaixo, no botão “Change Destination“, escolha o país onde você pretende usar a linha. Cada país é um eSIM diferente, por isso é importante você escolher corretamente.

 

Passo 4: Quando escolher o plano desejado, toque no botão “Buy Now” correspondente àquele plano.

Passo 5: Você então será solicitado a criar uma nova conta no serviço. Você precisa apenas de um endereço e-mail e escolher uma senha.

Passo 6: Você pode pagar com o Apple Pay (caso tenha um cartão registrado no aparelho) ou então adicionar o seu cartão de crédito.

Passo 7: Você verá uma tela para escolher a linha padrão (aquela usada para o iMessage). Escolha a terceira opção (Usar Secundário apenas para dados celulares). Como dissemos, a linha secundária é o eSIM e você assim estará dizendo ao sistema que quer usar os dados celulares dele.

 

A partir daí você já pode ativar o plano quando quiser. Você pode comprar o plano antes de viajar e ativá-lo nos Ajustes do iOS quando chegar no país. Só tenha certeza de ter comprado para o país correto.

 

Estas são as maneiras mais fáceis de ativar uma linha secundária em seu eSIM do iPhone quando for viajar para o exterior.

blogdoiphone.


Comentários