Apple apresenta o iOS 11, futuro sistema operacional do iPhone, iPad e iPod touch

6 de June de 2017 às 20:23

É importante destacar que algumas suspeitas se concretizaram. Ele não será compatível com dispositivos que não tenham processadores de 64 bits.

Isto significa que os seguintes aparelhos não poderão instalar o iOS 11:

iPhone 5
iPhone 5c
iPad 4
iPad mini 1
Todos os outros que já eram compatíveis com o iOS 10 também serão com o iOS 11.

Na apresentação, a Apple deu um grande destaque para as mudanças no iPad, ficando difícil o que ficará disponível ou não também no iPhone. Mas o que sabemos é que a Central de Controle sofreu uma mudança gráfica. No tablet, ela finalmente implementou duas coisas que aproximam o iPad a um computador normal: gerenciamento de arquivos e a possibilidade de arrastar arquivos entre um aplicativo e outro. O sistema de multitarefa, inclusive, parece muito bem implementado, facilitando demais a produtividade no tablet. Claro que ainda teremos que testar e ver com nossos próprios olhos para concluir se na vida real as mudanças são mesmo positivas.

A Apple também deu um enorme destaque para a Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV) e à inteligência artificial. No aplicativo Câmera, por exemplo, será possível tirar fotos melhores em ambientes com pouca iluminação graças ao software.

Nova App Store
A loja de aplicativos da Apple será toda reformulada, recebendo uma pegada que lembra bastante o visual do Apple Music. A Apple irá separar os aplicativos dos jogos, mostrando uma sessão para cada um. É a primeira grande reformulação em 9 anos, na tentativa de tornar a loja um lugar em que seja mais fácil dos usuários encontrarem o que querem.

Uma equipe editorial criará conteúdo para a App Store, com dicas de como aproveitar melhor alguns apps ou recomendações dentro de temas específicos.

Haverá todos os dias um jogo e um aplicativo em destaque, como sugestão dos editores. Contaremos com mais detalhes em um artigo específico.

iMessage
As mensagens do iMessage agora serão todas sincronizadas pelo iCloud, para todos os dispositivos conectados na mesma conta. Então, se você apagar uma imagem ou mensagem no iPhone, ela será apagada também no iPad, por exemplo. Todas serão sincronizadas inclusive se você conectar em um novo iPhone, permitindo que você continue de onde parou.

Eles dizem ter otimizado o armazenamento de conteúdo do iMessage, que ocupará menos espaço interno no aparelho.

Siri
Eles querem tornar a assistente virtual ainda mais inteligente e natural. O objetivo é ela tentar adivinhar o que você quer fazer, para sugerir mais facilmente coisas para você (algo que o Google Now já faz há algum tempo).

Uma das novas funcionalidades é a tradução do que você diz para uma outra língua, bastante útil em viagens. Mas no início o português infelizmente ficou de fora.

Câmera
É impressionante como a Apple conseguiu melhorar a câmera do iPhone e iPad apenas mudando o software. Uma nova compressão de vídeo fará com que os arquivos de sua filmagem ocupem menos espaço interno, sem perder a qualidade. As fotos também (um novo formato chamado HEIF), que gera arquivos 50% menores.

Comentários