O peso do smartphone

17 de February de 2017 às 18:14

É muito raro encontrar alguém que não tenha um smartphone atualmente e, sem dúvidas, esse aparelho já virou “membro do nosso corpo”. Resistir às redes sociais, aplicativos e demais funcionalidades é praticamente impossível, não é mesmo? Porém, mal sabemos que esse hábito pode acarretar perigo à nossa saúde. Ao olharmos para baixo, para checarmos algo em nossos dispositivos, sofremos uma pressão próxima a 30 quilos sobre a nuca.

Quando estamos posicionados de maneira correta (pescoço reto), confortável e relaxados (0º), nossa cabeça exerce no início da coluna um peso de aproximadamente 5 quilos. Ao inclinarmos nosso pescoço para frente, até 60º, esse valor pode chegar à impressionantes 27 quilos, ocasionando dor na zona média da coluna, dificuldades para respirar, dores na parte alta e baixo do pescoço, ombros e a parte alta da coluna. Apesar de nosso esqueleto aguentar bastante esforços e atividades, ao inclinar nossa cabeça diversas vezes ao dia, essa capacidade fica reduzida e acaba tornando-se um grande mal para a saúde.

iCenter_matéria

De acordo com a pesquisa feita pelo instituto Surgical Technology International do Reino Unido, as pessoas costumam passar de duas a quatro horas conectadas aos seus dispositivos, o que nos dá cerca de 700 a 1400 horas com a cabeça inclinada para baixo ao longo de um ano. Para evitar futuras complicações na coluna devemos utilizar nossos smartphones na altura dos olhos, como recomendado pelos pesquisadores.

Aproveite todas as vantagens que seu dispositivo móvel lhe oferece com consciência, pois sua coluna agradece.

Comentários