Facebook Lite

10 de April de 2019 às 19:14

O Facebook Lite é uma versão alternativa do aplicativo da rede social, que consome menos banda de internet, menos recursos do processador, ocupa menos espaço em disco e consome menos bateria. Com todas estas vantagens, você deve se perguntar: por que ainda não estou usando isso?

A versão para iPhone só estava disponível na Turquia. Porém, a partir desta semana, o app pode ser baixado também no Brasil.

O aplicativo, que foi desenvolvido pelo próprio Facebook, nasceu com a ideia de atender países em desenvolvimento, como Brasil e Índia, onde é mais difícil comprar smartphones mais potentes e os planos pós-pagos de internet nem sempre são acessíveis.

Com isso, o objetivo do app é ter acesso à rede social, gastando menos banda e não necessitando de celulares potentes. É possível inclusive rodar vídeos pela rede 2G (GPRS ou EDGE).

Para fazer esta mágica, ele reduziu diversas animações do aplicativo, além de alguns recursos. Não há o pré-carregamento do feed de notícias e as imagens e vídeos são carregados em uma resolução bem menor. Você poderá ver algumas fotos com resolução pior do que no app original, mas isso serve para economizar internet caso você use muito o 3G/4G na rua.

O tamanho do aplicativo também é consideravelmente menor, ocupando bem menos espaço no iPhone. Enquanto a versão original pesa 255MB para o download, a Lite tem apenas 9MB (3,5% do tamanho).

O aplicativo Messenger também ganhou uma versão Lite, com o mesmo tipo de economia de dados, bateria e espaço.

Portanto, baixe no seu iPhone (ou iPad) e veja se seu uso normal consegue suportar as limitações desta versão do aplicativo.

 

blogdoiphone.

Comentários