Melhoria de desempenho, estabilidade e conserto de bugs. Conheça todas as novidades do IOS 12

14 de September de 2018 às 15:45

Quais são os dispositivos compatíveis com o iOS 12?

Todos os dispositivos que foram compatíveis com o iOS 11 poderão instalar normalmente o novo iOS 12. Veja a lista completa (arraste para o lado caso esteja visualizando no iPhone):

  • iPhone X
  • iPhone 8 e 8 Plus
  • iPhone 7 e 7 Plus
  • iPhone 6s e 6s Plus
  • iPhone 6 e 6 Plus
  • iPhone SE
  • iPhone 5s
  • iPad Pro
  • iPad (5ª e 6ª geração)
  • iPad Air 2
  • iPad Air
  • iPad mini 4
  • iPad mini 3
  • iPad mini 2
  • iPod touch 6g

Quando a versão pública será lançada?

Espera-se que seja lançada na semana do dia 17 de setembro.

Principais novidades do iOS 12:

→ Melhoria no desempenho

Grande parte dos usuários que testou o iOS 12 antes do lançamento afirma que a performance melhorou notavelmente em relação ao iOS 11, e isso foi justamente uma das coisas prometidas pela Apple nesta versão. E esta melhora se nota ainda mais quanto mais idade tiver o aparelho. Modelos mais antigos do iPhone (como o iPhone 5s, 6 e 6s) se beneficiam bastante do novo sistema.

Segundo a Apple, o iPhone 6 pode ficar até 70% mais rápido ao acessar a câmera, até 50% mais rápido para exibir o teclado e até 2x mais rápido para abrir apps sob atividade intensa. É sempre bom lembrar que o dispositivo precisa estar com a bateria em bom estado, visto que o 6 e o 6s sofrem de diminuição proposital de performance quando a bateria está desgastada (confira a matéria do Blog do iPhone sobre o programa da Apple para substituição da bateria com desconto).

→ Tempo de Uso

Esta função é uma grande evolução do controle parental do iOS. Com ela, é possível visualizar relatórios de uso do iPhone e iPad, para você entender onde gasta o seu tempo no aparelho. Além disso é capaz de aplicar limites diários de acordo com a categoria do aplicativo. Por exemplo, é possível limitar o número de horas que se pode usar redes sociais ou jogos no iPhone, ou então determinar horários de estudo ou de repouso, em que as funções não essenciais do celular não podem ser usadas.

→ Notificações

Uma das grandes reclamações sempre foi o número enorme de notificações que se acumulam na tela bloqueada do iPhone e iPad quando você deixa de visualizá-las por algum tempo. No iOS 12, a Apple facilitou algumas coisas neste sentido. Agora as notificações do mesmo aplicativo ficam agrupadas, para melhor visualização.

Além disso, ajustar as configurações de cada uma ficou bem mais fácil, podendo ativar, desativar ou silenciar diretamente na própria notificação, sem a necessidade de ter que abrir os Ajustes para isso.

→ Memoji

Depois de apresentar os Animoji ao mundo (emojis tridimensionais que são animados com o movimento do rosto do usuário), a Apple evoluiu o conceito, permitindo que você crie seus próprios animojis escolhendo cabelo, cor dos olhos, da pele, formato do rosto, além de acessórios. Você pode fazer um que represente você (por isso o nome, Memoji) ou, se preferir, criar um avatar do seu jeito. (*Recurso disponível apenas em aparelhos que possuam a câmera TrueDepth, como o iPhone X).

 

→ Realidade Aumentada compartilhada

Sempre investindo pesado na Realidade Aumentada (A.R., em inglês), a Apple traz novidades neste sentido no novo sistema. Agora, é possível que aplicativos que usem esta tecnologia interajam com outros usuários próximos, ampliando a experiência do usuário. Isto significa que jogos poderão compartilhar a visualização virtual para que vários dispositivos vejam a mesma coisa.

Além disso, graças ao novo formato de arquivo .USDZ, é possível ter uma experiência de AR em sites ou até mesmo em mensagens e e-mails, sem a necessidade de instalar aplicativos especiais. Tudo é integrado ao sistema.


Novos aplicativos:

→ Medida

O iOS 12 traz um novo aplicativo, que usa a Realidade Aumentada para medir objetos da vida real, usando a câmera fotográfica do iPhone.

 

→ Atalhos

O aplicativo Atalhos é uma nova roupagem do bom e velho Workflow, adquirido no ano passado pela Apple. Ele serve para criar tarefas automatizadas no sistema, o que é uma mão na roda quando você precisa fazer algo diversas vezes. No iOS 12 ele é completamente integrado à Siri, dando ainda mais poder à assistente virtual.

O aplicativo Atalhos não vem nativamente no sistema. Para instalá-lo, você deve fazê-lo na App Store.


Apps reformulados:

→ Livros

O iBooks, que já foi nome de notebook e virou aplicativo de e-books, agora volta para a gaveta e não será mais usado pela Apple. A maçã agora o chama simplesmente de Livros, que é um nome bem mais intuitivo para novatos que passam a conhecer o iPhone e o iPad. Ele recebeu uma reformulação visual que tenta organizar os livros digitais que você guarda no iCloud.

A iBook Store também mudou de nome. A loja de livros agora chama-se Apple Books.

→ Gravador e Bolsa

Os aplicativos Gravador de Voz e Bolsa ganharam uma roupagem nova, mais ao estilo do sistema. E, depois de 8 longos anos, finalmente ambos ganharam versão nativa para o iPad.

→ FaceTime

O FaceTime também foi alvo de atenção da equipe de engenheiros da maçã. Além de novos sons de chamada, ele agora permite a aplicação de filtros de cor nas imagens em vídeo, além do uso de stickers (figuras “adesivas”). É possível inclusive substituir seu rosto por um Animoji (ou Memoji), como se fosse uma máscara (*apenas em aparelhos que possuam a câmera TrueDepth, como o iPhone X).

Uma outra grande novidade seria as chamadas em grupo, algo que há anos os usuários pedem. Porém, a Apple adiou o lançamento desta funcionalidade, por não considerá-la ainda estável para o uso do grande público.


Outras mudanças

Abaixo você vê um resumo de diversas novidades do novo sistema.

→ Novos Animoji

O iOS 12 traz quatro novos Animoji: tiranossauro, fantasma, coala e tigre. (*apenas em aparelhos que possuam a câmera TrueDepth, como o iPhone X).

→ Detecção de língua e piscadinhas

Os Animoji originais que vieram no iPhone X (em 2017) não permitiam interagir com a língua, nem detectavam piscadas dos olhos. Isso muda no iOS 12.

→ Vídeos de 30 segundos com Animoji

Você pode fazer vídeos de até 30 segundos com os Animoji (antes o limite era de 10 segundos).

→ Novos filtros de vídeo no FaceTime

Ao realizar uma ligação de vídeo pelo FaceTime, você tem a disposição diversos filtros em tempo real para a imagem. Além de poder usar máscaras com Animoji e colocar stickers e texto no vídeo, é possível escolher filtros do tipo Quadrinhos, Tinta, Aquarela e outros.

→ Stickers e filtros na câmera do iMessage

Os mesmos filtros e efeitos disponíveis na câmera do FaceTime também estão na câmera de foto do iMessage (com a diferença que serve para imagens estáticas e não para vídeo). Você pode colocar stickers, máscaras e textos.

→ Novos Stickers de atividade para usuários do Apple Watch

Quem usa Apple Watch verá no iMessage (e no FaceTime também) stickers animados especiais de atividade, para serem enviados por mensagem.

→ [Fotos] Nova aba ‘Para Você’

O aplicativo Fotos recebeu uma nova aba chamada ‘Para Você’ , que destaca imagens que a inteligência artificial identifica como fotos bem tiradas. Além disso, também apresenta sugestões de aplicação de efeitos para melhorá-las ainda mais.

→ [Fotos] Busca inteligente

Procure uma foto de acordo com o lugar onde ela foi tirada. Pode ser uma categoria geral, como “restaurante japonês”, ou um local específico. Procure fotos pelo nome do evento, como ‘Carnaval‘. Agora você pode combinar palavras-chave, como surfe e férias, para refinar os resultados de uma busca.

→ [Fotos] Importação mais fácil

A importação de fotos (usando um adaptador externo) para o iPhone ou iPad ficou mais detalhado. Agora você pode escolher previamente para qual álbum as fotos serão importadas (o que é ótimo para já organizar imagens de viagens, por exemplo), além de poder pré-visualizar em tamanho maior cada foto antes da importação.

→ [Fotos] Edição em formato RAW

Agora, você pode editar imagens RAW no aplicativo Fotos em modelos de iPhone e iPad com chip A9 ou posterior.

→ [Fotos] Novas opções de marcação

Nas marcações em fotos, agora há mais opções de cores, transparência e espessura do pincel.

→  [Fotos] Melhor Iluminação de Retrato

As fotos no modo Retrato estão ainda mais bonitas. A câmera agora gera uma máscara ao detectar uma pessoa e faz uma separação inteligente e elegante da pessoa em relação ao ambiente.

→ Atalho para QR Code

É possível adicionar um atalho na Central de Controle para o leitor de QR Code.

→ Tradução de frases pela Siri

Agora a Siri consegue traduzir para o português frases de outros idiomas. O recurso já existe há algum tempo nos Estados Unidos e agora chega ao Brasil.

→ Busca de senhas pela Siri

A Siri ajuda a procurar senhas de sites, pela voz. Diga “Mostrar minha senha do Netflix“ e ela abre os Ajustes para mostrar a senha registrada.

→ Preenchimento automático de códigos de segurançaAgora os códigos de uso único enviados por SMS aparecem como sugestões de preenchimento automático: você não precisa se preocupar em memorizar nem digitar tudo de novo.

→ Compartilhamento de senhas com Mac e Apple TV

Aquele recurso de compartilhar a senha do Wi-Fi com outro iPhone ou iPad apenas aproximando os dispositivos agora também funciona no Mac e Apple TV.

→ Compartilhar senhas por AirDrop

No iOS 12 você pode compartilhar uma senha presente no Chaves do iCloud com um amigo próximo, via AirDrop. Por exemplo, para enviar a senha da sua conta Netflix para seu primo, abra os Ajustes > Senhas e Contas > Senhas de Sites e de Apps, procure por Netflix e toque na senha. Um pop-up mostrará a opção de envio por AirDrop. Mas não faça isso se você não quiser que a outra pessoa conheça a sua senha.

→ Mais prevenção contra rastreamento

Melhorias no Safari impedem que você seja rastreado sem permissão por botões de compartilhar e widgets de comentários em sites. O Safari também evita que anunciantes coletem as configurações específicas do seu aparelho, impedindo que eles direcionem anúncios para você pela internet.

→ Ligue a lanterna com a voz

No iOS 12, a Siri aceita comandos para acender e desligar a lanterna do iPhone.

→ Mapas de navegação no CarPlay

O iOS 12 finalmente irá permitir a instalação de aplicativos de navegação no CarPlay, como Waze e Sigic.

→ Mais informações sobre a bateria

A tabela de uso da bateria em Ajustes agora mostra o consumo nas últimas 24 horas ou 10 dias. Toque em uma barra para ver o consumo por app nesses períodos.

→ Novos gestos no iPad

O iPad herdou alguns movimentos do iPhone X. Agora, você acessa a tela de Início deslizando para cima da parte inferior da tela. E abre a Central de Controle deslizando a partir do canto superior direito. Isso provavelmente se deve aos novos iPads Pro, sem botão frontal.

→ Nova barra superior do iPad

Agora o relógio no alto da tela veio para a esquerda, adicionando a data. A parte central agora ficou livre para, por exemplo, receber um notch parecido com o iPhone X.

Fonte: Blog do iPhone

Comentários