Conheça a nova caixa de som da Apple, HomePod

26 de June de 2018 às 16:05

O que é o HomePod da Apple?

O HomePod é a primeira coluna de música desenhada pela Apple desde o iPod Hi-Fi lançado em 2007 e descontinuado um ano após o seu lançamento. Pode reproduzir música diretamente do Apple Music através da rede sem fios de dispositivos Apple como iPhones, iPads, Macs e Apple TVs. O homePod também é inteligente e por isso vem com o assistente pessoal Siri incorporado para permitir controlo de funções por voz.

O que destinge o HomePod de outras colunas?

A Apple está a apostar forte na música e por isso aponta a soberba qualidade de som como o ponto que destinge o HomePod de outras colunas no mercado.

O HomePod possui um subwoofer projetado pela Apple para graves profundos e limpos, uma matriz personalizada de sete tweeters que fornecem acústica pura e de alta frequência com controle direcional incrível e tecnologias poderosas construídas diretamente para preservar a riqueza e a intenção das gravações originais.

Há no entanto colunas do mesmo gênero no mercado, a Sonos faz produtos muito bons e no mundo das colunas inteligentes temos o Alexa da Amazon. Contudo, o HomePod será certamente a solução mais adequada para quem está dentro do ecossistema da Apple.

O que consegue fazer?

Aqui é onde o Siri e o controlo de voz brilham. O HomePod é primariamente uma coluna de música sem fios para reproduzir música do Apple Music. Apesar disso, deverá ser possível utilizar outros serviços de música como o Spotify usando o AirPlay da Apple. No entanto, apenas o Apple Music vai oferecer a possibilidade de ser controlada por voz.

Tal como o Google Home e o Amazon Echo, o HomePod vai oferecer opções de controlar algumas funções na sua casa através de acessórios compatíveis com o HomeKit. É também um hub portanto pode controlar acessórios remotamente e correr automatismos sem precisar de uma AppleTV ou iPad.

Outras funções incluem a reprodução em várias divisões da casa usando o AirPlay 2 e a sincronização entre dois HomePods. A afinação do som é feita tendo em conta a sua percepção espacial.

O HomePod analisa automaticamente a acústica, ajusta o som com base na localização do alto-falante e orienta a música na direção ideal. Se a HomePod está contra a parede, numa prateleira ou no meio da sala, todos recebem uma experiência de escuta imersiva.

homepod-general

Aplicações de Terceiros

O suporte para aplicações de terceiros será como é habitual muito limitada no início. O HomPod estará primariamente vocacionado para ser uma coluna inteligente que funciona com os serviços da Apple como o Apple Music, Apple Podcasts, HomeKit, Lembretes e funcionalidades do Siri que não estão disponíveis em outras colunas inteligentes.

things-3-2

Design

O HomePod vem em duas cores, Branco ou um Preto (Cinzento Sideral). Ambas as versões estão envolvidas num tecido de malha e apresentam um LED em forma de onda  ao longo da parte superior, para mostrar a atividade do Siri. Embora esta área não seja exatamente um ecrã, a sua luz LED é dinâmica e pode mudar para mostrar controlos de volume. A superfície superior também é sensível ao toque e pode ser usada para invocar o Siri ou controlar a reprodução de áudio.

homepod-exploded.png

Especificações

Em termos de especificações, a Apple refere dimensões e carateristicas para que possa ter uma ideia do que é esperado

Dimensões:

  • 172mm de Altura
  • 142 de Largura

Peso:

  • 2.5 Kg

Áudio e Tecnologia:

  • Subwoofer de alta excursão com amplificador personalizado
  • Sete tweeters , cada um com seu próprio amplificador personalizado
  • Conjunto de seis microfones em rede para o Siri e detecção de espaço
  • Microfone interno de calibração de baixa frequência para correção automática de graves
  • Processamento transparente e dinâmico ao nível do som de estúdio

Wireless:

  • 802.11a/b/g/n/ac Wi‑Fi com MIMO
  • Suporte para AirPlay 2

O processamento do HomePod é feito por um processador A8 da Apple, o mesmo que equipa o iPhone 6, o iPhone 6 Plus e a quarta geração da Apple TV.

homepod

Comentários