Veja como adicionar a versão digital do Título de Eleitor no seu iPhone

8 de October de 2018 às 15:45

Eleições aí e você não sabe onde colocou seu Título de Eleitor? Ou até sabe, mas tem medo de, no dia, sair de casa e esquecer dele? Calma, que a partir deste ano, a Justiça Eleitoral permite que você vote mostrando somente o celular e um documento normal de identidade. Em certos casos, nem mesmo a identidade é necessária.

Veja aqui como transformar seu iPhone em um passaporte para a urna.

O interessante é que o aplicativo não é apenas uma cópia do título, mas também uma central de informações muito útil ao cidadão, indicando o local de votação ou de justificativa de voto, caso você esteja de viagem em outra cidade que não é a sua. É possível baixar documentos por ele também.

Instalando o aplicativo

Para usar seu iPhone como Título de Eleitor, você precisa primeiro instalar o aplicativo oficial. Ele é gratuito e não requer nenhuma burocracia (tipo certificado digital) para usá-lo. Abra este artigo no seu iPhone e toque no link abaixo (ou leia o QR code com a câmera do iPhone).

e-Título
BaixarQR-Code

Preço: GRÁTIS

Abra-o e complete as informações solicitadas. Você precisa ter em mãos o número do seu título.

Caso seu título virtual já esteja instalado em outro dispositivo, você pode usar o leitor de QR code para passar as informações de um para o outro.

Após preenchido, você terá acesso ao seu título virtual, pronto para ser usado no dia da eleição.

Como usar

Se você tiver já feito o cadastro biométrico, sua foto aparecerá na tela e não é preciso apresentar nada além do iPhone. Caso não haja foto, aí você terá que levar também um documento de identificação com foto, para comprovar sua identidade.

O título impresso continua valendo, mas a versão digital o substitui completamente, não precisando levá-lo no dia de votação.

Informações complementares

O mesmo aplicativo é útil também para obter todas as informações que você precisa para o dia da votação. Se você não lembra mais onde precisa votar, o app permite consultar seu local de votação de forma fácil e automática. Basta tocar no menu localizado no canto superior esquerdo da tela.

Se você estiver viajando no dia, pode também saber onde justificar seu voto.

O aplicativo também permite obter informações de local de votação de algum parente ou amigo que não tenha ainda o app instalado. Basta fornecer número do título, data de nascimento e nome da mãe. Você pode também obter cópia de certidão de quitação eleitoral e certidão criminal direto no app.

O aplicativo é uma mão na roda para o cidadão e realmente se mostra muito útil em tempos de eleição. Não deixe de instalá-lo no seu iPhone, é rápido e prático.

Comentários